5 eventos networking em imobiliário
Pensar as cidades do futuro e fazer networking?
E porque falar em transformação é falar de sinergias, intercâmbios e infinitas ligações de dados e conceitos, a partilha de insights no setor é fundamental, por exemplo através de eventos dedicados. Só assim conseguimos pensar as cidades do amanhã como um todo e ao mesmo tempo fazer networking em imobiliário.

1. COPIP – CONFERÊNCIA DA PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA EM PORTUGAL
Com organização da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPI) a Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal realiza-se anualmente (habitualmente no final do primeiro semestre) e é um dos principais palcos de debate do setor imobiliário.
Uma conferência com um programa bastante completo, onde marcam presença players do setor público e privado, promovendo um contacto direto dos associados com entidades decisoras e potenciais impulsionadoras de projetos e soluções com vista ao desenvolvimento da cidade do futuro.
Adicionalmente, a APPI trabalha fortemente as relações com investidores estrangeiros em Portugal, o que faz com que este evento possa representar sérias oportunidades de negócio.
Uma dica: é neste evento que se lança o Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários, uma publicação repleta de artigos interessantes e muitos contactos de potenciais parceiros de co-criação.
2. PORTUGAL REAL ESTATE SUMMIT
O Portugal Real Estate Summit é organizado anualmente pela Iberian Property, que integra o IBERINMO Grupo – a maior plataforma de comunicação do setor imobiliário ibérico.
Trata-se de um evento internacional de referência que reúne os principais líderes internacionais de investimento a discutir as melhores oportunidades de negócio entre setores e regiões. O painel de oradores conta com especialistas de renome e atrai os principais atores e tomadores de decisão do setor imobiliário, oferecendo assim informações valiosas sobre como impulsionar novas dinâmicas e estratégias de investimento.
3. PRÉMIOS DO IMOBILIÁRIO
O Expresso e a SIC Notícias são os responsáveis pela realização dos Prémios do Imobiliário, uma iniciativa que visa premiar as melhores obras deste setor referentes ao ano em análise e que tem como um dos patrocinadores a Nhood Portugal.
Porque premiar o que é bem feito é essencial, os Prémios do Imobiliário dão-nos uma visão muito atual sobre diferentes categorias: Melhor empreendimento – Construção Nova; Reabilitação Urbana e Reconstrução; Espaço Público; Arquitetura de interiores; Sustentabilidade; Inovação na mediação e Prestígio.
Este acontecimento é indispensável na agenda de todos os profissionais do setor, em primeiro lugar porque aplaudir é também co-construir um setor mais resiliente, unido e dinâmico, para além de permitir uma visão personalizada sobre cada projeto nomeado. Escutar os mentores dos projetos vencedores é também absorver conhecimento e estimular a nossa capacidade de superação, de olhos postos num futuro mais inovador e resiliente, com bairros e cidades mais sustentáveis.
4. MAPIC
Este é o principal evento internacional do mercado imobiliário de retalho comercial. Contribui para o debate e partilha de conhecimento crucial para construir locais urbanos e de retalho vibrantes e inovadores.
Nestes dias são mais de 80 países reunidos em Cannes, colocando em contacto experts na área de retalho, proprietários imobiliários, área da restauração, lazer entre outros. É possível descobrir as soluções tecnológicas mais recentes e conceitos tendência.
Participar no MAPIC é fazer parte de um grupo com mais de 8200 participantes! É, n um verdadeiro multiplicar de oportunidades. E assistir a um dos momentos altos do ano para o imobiliário de retalho internacional: os MAPIC AWARDS – galardão que distingue as melhores práticas no setor.
Uma curiosidade: o Centro Comercial Alegro Setúbal, gerido pela Nhood Portugal, recebeu um MAPIC na categoria Best Redeveloped Shopping Centre, em 2015.
5. MIPIM
MIPIM é o maior evento mundial de investimento imobiliário que tem lugar em Cannes, por norma durante o mês de março. São 4 dias para conhecer os players mais influentes de todos os setores da indústria imobiliária internacional! Aqui reúne-se toda a cadeia de valor e há um acesso incomparável ao maior número de projetos de desenvolvimento e fontes de investimento em todo o mundo.
Alguns números que espelham bem a dimensão do MIPIM: 20.000 m² de espaço para exposições e mais de 130 sessões de conferências, numa troca de conhecimento absolutamente única.
Também os Prémios que são entregues no MIPIM dão uma visão internacional das melhores práticas.
É mesmo para ter os cartões de visita, físicos ou digitais, sempre à mão, porque este evento é, definitivamente, uma plataforma exclusiva para os participantes se conectarem e potenciarem parcerias e negócios!
RESUMINDO
Participar nestes eventos de imobiliário é uma forma de ter acesso a perspetivas diferentes, obter insights e fazer networking. Assim, é possível ver uma mesma realidade com um novo olhar, sem esquecer de:
- Preparar-se com antecedência, seja para procurar oportunidades de envolvimento na dinâmica do próprio evento (stands, painéis do programa), seja para marcar reuniões com potenciais parceiros. As agendas ficam preenchidas rapidamente!
- Pensamento estratégico durante o evento, pois há muita coisa a acontecer e é importante manter o foco nos objetivos da participação. Existirão momentos mais adequados para encontrar inspiração, tomar contacto com potenciais soluções de negócio e outros para gerar leads. Há que manter o mindset organizado em função dos diferentes objetivos.
- Dar continuidade aos contactos, pois estes eventos não terminam no último dia. É crucial dar continuidade ao networking feito (personalizando sempre as abordagens) e lembrar que o fator humano e a proximidade são ainda grandes motores nos negócios. A conversa não se esgota, de todo, no evento.