Futuro dos Escritórios
Novo Paradigma
O período em que trabalhamos a partir de casa acelerou a digitalização da relação entre as equipas e o trabalho. Esta transformação refletiu-se na forma como percecionamos os escritórios: enraizou-se uma nova tendência do uso do espaço de trabalho, enquanto espaço de partilha que poderá ser usado, também, para outros fins. Esta realidade abriu portas a uma maior autonomia na gestão do tempo passado entre o escritório tradicional ou o escritório em casa.
Fora das Cidades
A digitalização do trabalho fará aumentar a procura de espaços fora do centro das cidades, que representam menores valores de venda ou de aluguer por m² e um maior equilíbrio entre custo e qualidade de vida. Também a tipologia dos espaços procurados irá sofrer alterações, pelas diferentes funções que poderão assumir: sociais, criativas, colaborativas.
Ao privilegiarmos cada vez mais a dimensão saúde e bem-estar no trabalho, aumentará a procura por espaços mais arejados e iluminados, com zonas comuns maiores tanto para trabalho em equipa e como para momentos sociais.
Office in office
O negócio dos escritórios pode evoluir para um conceito office in office, como aconteceu no retalho, em que se verifica cada vez mais o modelo de partilha de espaços com conceitos como o shop in shop. No retalho, esta tendência global manifestou-se há anos com o crescimento das concept stores ou parcerias entre marcas, como é exemplo a FNAC com café integrado Eric Kayser, a Auchan com espaço Decathlon ou a H&M com corners de marcas de atividades complementares, como florista, café, entre outras.
Assim, prevemos que a descentralização dos escritórios se acentue no futuro, assente no binómio entre a sede da empresa e espaços satélites – temporários, partilhados – mais próximos da habitação de cada pessoa.