Development project management: Alegro Alfragide

Como transformar um ativo de retalho num espaço com vida, experiências, trabalho e lazer
Um dos principais desafios da Nhood na área de Development Project Management passa por criar valor acrescentado nos projetos que desenvolvemos, impactando de forma positiva o planeta e pessoas, com um foco especial nas necessidades dos habitantes e na regeneração urbana.
Assim, encaramos os nossos projetos como uma ferramenta ao serviço da comunidade local, que contribua de uma forma global para um desenvolvimento local sustentável. O objetivo é antecipar e preparar cada ativo em desenvolvimento com “ingredientes”, ou características, que permitam uma transição do modelo urbano atual para o conceito da Cidade dos 15 Minutos.
O Projeto Look&Feel do Alegro Alfragide conta com a coordenação e gestão da equipa de Development da Nhood, em particular na coordenação e gestão dos diferentes stakeholders e equipas externas e internas envolvidas.
A equipa de Development da Nhood integrou as fases de pré-construção e de construção do Projeto Look&Feel, cobrindo todas as fases: desde a definição do scope of works até ao developed design, incluindo ainda a gestão e definição de estratégias de Procurement e de gestão e coordenação da fase de construção.
Desafios que pedem respostas inovadoras
Em múltiplas frentes, este projeto pretende dar uma resposta inovadora a debilidades características de um Centro Comercial com uma área de mall reduzida, como é o caso do Alegro Alfragide. Sem descuidar aspetos a melhorar, como a fraca incidência de iluminação natural, bem como as exigências inerentes do mercado do retalho.
A narrativa do projeto assenta em criar uma nova e diferente experiência para os clientes, através de uma renovação total do espaço com um conjunto de micro conceitos de digital, arte/cultura e de vegetação que se vão “desmaterializando” ao longo do mall.
Procurou-se então fazer uma rutura com a Arquitetura existente ao introduzir um conceito com linhas puras e neutras. Assim, consegue atingir-se uma redução da “informação”, ou ruído visual, que o Alegro Alfragide apresentava no mall. Foi dada primazia e um novo espaço de destaque aos lojistas.

Uma intervenção, várias frentes
No âmbito do projeto de Look & Feel, o Alegro Alfragide será alvo de melhorias ao nível do parque de estacionamento, mall, zonas de descanso, sanitários e zona de restauração. A ver:
- A “chegada”: através do redesenho do parque de estacionamento, tetos com sistema de iluminação marcando os principais acessos ao centro e um especial destaque para os lobbies com ligação aos diferentes microconceitos do Projeto – o digital, a arte e a natureza. Instalação de sistema de gestão de parque e nova iluminação para maior eficiência;
- Mall: através de uma estratégia de reorganização comercial e renovação das claraboias do mal, privilegiando a entrada de iluminação natural para uma experiência mais agradável e acolhedora;
- Praça de Eventos: renovada com um conceito digital que permite potenciar cada evento e harmoniza o espaço;
- Foodcourt: espaço completamente renovado e diferente, potenciado por um conceito inspirado na natureza e reforçado por uma forte presença de vegetação natural, inspirado pela proximidade à Serra de Monsanto. Ao novo mobiliário juntou-se um estudo de layout, permitindo o aumento do número de lugares disponíveis e uma maior eficiência geral de toda a zona de restauração;
- WC: uma renovação dos WC com ligação aos conceitos das praças adjacentes que permite uma experiência integrada com o espaço.

Boas práticas sempre presentes
O Alegro Alfragide tem vindo a assumir-se como um ativo de excelência em termos de certificações, demonstrada, por exemplo, com a certificação BREEAM in-Use nas categorias de Performance e Gestão do Edifício com classificação “Excelente”. Em linha com esta postura e com o princípio de ESG que orientam a Nhood, todas as soluções e materiais escolhidos no decorrer no projeto visam uma otimização dos recursos e consumos e baixas emissões de gases de efeitos de estufa. A par disso, foi dada preferência a fornecedores locais e com estratégias de redução ou mitigação da pegada de carbono.
O projeto de Look & Feel de Alfragide representa um investimento de 10 milhões de euros e tem como principal objetivo melhorar a experiência de visita do cliente e, consequentemente, a atratividade e valor comercial deste ativo gerido pela Nhood.
By: Miguel Cunha, Development Project Manager, Nhood Portugal