Desenvolvimento Sustentável no Retalho
A Eficiência Energética move-nos
Além das metas que já traçámos para alcançar a neutralidade carbónica até 2040, continuamos a subir a fasquia na resiliência dos ativos sob nossa gestão no que diz respeito às alterações climáticas.
Vejamos o caso dos Centros Comerciais Alegro, ativos onde a Nhood assume o papel de entidade gestora. A eficiência energética faz mover o desenvolvimento e dinâmica do próprio espaço, com um controlo diário do consumo de energia – 100% proveniente de fontes renováveis, monitorização dos horários de funcionamento dos equipamentos de climatização, ventilação e iluminação, ajustando-as ao funcionamento do respetivo centro comercial e contexto climático atual. A iluminação LED é um dado adquirido, bem como a utilização de sensores de movimento em zonas de menos tráfego, motivando poupança energética, entre outras medidas implementadas.
Compromisso e transparência? Estão certificados!
Atualmente, todos os novos projetos imobiliários da Nhood são desenhados, desde a raiz, para corresponder a critérios de eficiência energética, como os da certificação BREEAM, por exemplo. Hoje, todos os ativos sob gestão já possuem certificação BREEAM in-Use, o que atesta o nosso compromisso com a sustentabilidade. Mas, não queremos ficar por aqui. Em 2023, pretendemos também que todos os centros comerciais geridos pela Nhood Portugal tenham produção fotovoltaica local e que possuam um sistema de smart metering para controlo dos consumos energéticos.
E onde fica a Gestão de Resíduos?
Além das preocupações relacionadas com o consumo energético, a Nhood tem também como prioridade a gestão de resíduos, apostando na sua valorização ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos indiferenciados em todos os Centros Comerciais Alegro são encaminhados para triagem e posteriormente transformados em combustível (CDR – Combustível Derivado de Resíduos). Já os resíduos orgânicos são encaminhados para circuitos de compostagem, enquanto os materiais plásticos são encaminhados para circuitos de reciclagem. E sabiam que a Nhood já possui a certificação Resíduo Zero?
Assim, conseguimos rastrear todo o processo de reciclagem e anular o envio de resíduos para aterro, garantindo um aproveitamento de 100% dos resíduos produzidos nos seus ativos sob gestão. Em suma, a gestão de resíduos bem como a sensibilização na segregação de resíduos junto dos lojistas, fornecedores de serviços e visitantes, são áreas que têm merecido uma intervenção cuidada da nossa parte. Mais uma vez, a aposta no desenvolvimento sustentável passa por trazer todo o ecossistema para dentro desta equação. É por isso que envolvemos, motivamos e contamos com os nossos stakeholders.
Sensibilizar, sensibilizar e sensibilizar
A sustentabilidade é um tema premente e, nesse sentido, os públicos privilegiam, cada vez mais, marcas que realmente praticam e veiculam medidas de sustentabilidade estruturadas e com impacto. Este é um fator crítico para uma relação de confiança, pelo que continuaremos a apostar na sensibilização e na veiculação de mensagens que visem dotar a comunidade de boas práticas e *insights *para uma atitude mais sustentável no dia a dia. A promoção de um ecossistema sustentável e de confiança entre stakeholders é parte da nossa estratégia sólida, estruturada e focada no Triplo Impacto Positivo. Em prol de um planeta saudável nunca é demais sensibilizar.
E como contribuímos para esta sensibilização? Com inovação, criatividade e envolvimento. Alguns exemplos, tendo como referência o Alegro Montijo: o serviço E-Power, onde o carregamento de veículos elétricos é feito com recurso a energia solar proveniente de painéis fotovoltaicos; o BikePod, um serviço gratuito de cacifos para guardar bicicletas; ou a horta urbana All&Grow, criada e dinamizada pelas equipas do centro. De referir ainda a aposta na implementação de ciclovias nos Centros Comerciais Alegro, de forma a promover a mobilidade suave.
Vamos SER sustentáveis juntos?
Não nos cansamos de dizer que queremos que todo o nosso ecossistema, clientes, parceiros de negócio, colaboradores, entidades oficiais e demais públicos, estejam unidos e comprometidos em prol do progresso e impacto positivo. Gostamos de desafiar (e ser desafiados!) nas formas de inovar no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e, numa atitude de co-construção, lançamos o desafiamos a comunidade a elevar connosco o desafio do imobiliário para com o desenvolvimento sustentável.